Escola de Formação de Luthier e Archetier abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos


Vagas PE é um site de divulgação voluntária de vagas de emprego e estágio. Os empregos de Pernambuco que são ofertados neste site são enviados por Empresas ou Representantes de Agências de emprego. Temos o único objetivo de repassar as vagas para o benefício de nossos visitantes. Este site não cobra nenhum valor ao contratante e nem ao candidato. Cuidado com golpes! Não pague por cursos que prometem vaga de emprego, desconfie de e-mails solicitando seus dados, fotos, etc. As vagas não são de nossa responsabilidade, por isso, qualquer vaga suspeita, nos denuncie para exclusão imediata.

INFORMAÇÃO SOBRE A VAGA

Escola de Formação de Luthier e Archetier abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

As vagas para os cursos de Luteria e Arqueteria são voltadas para adolescentes de 15 a 17 anos moradores de Recife, Olinda, Jaboatão e Camaragibe

 Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, a única do ramo em Pernambuco e uma das poucas existentes no país, abre processo de seleção para o preenchimento de 37 vagas para os cursos de Luteria, a arte da confecção de instrumentos musicais, e de Arqueteria, a produção de arcos para instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

As vagas são para jovens de Jaboatão, Olinda, Camaragibe e Recife, que tenham entre 15 e 17 anos, com o ensino médio completo ou em curso, conforme edital completo disponível no hotsite da Escola. As inscrições já podem ser feitas através de formulário específico e seguem até o próximo dia 20 de junho.

Serão 17 vagas (10 para o turno da manhã e 07 para a tarde) do curso de formação de luthiers, mais 20 para alunos archetiers (10 em cada turno). A seleção será realizada até o fim de junho, com resultado divulgado no dia 02 de julho, e as aulas terão início em 02 de agosto.

Ambos os cursos, gratuitos e com de duração de 03 anos cada um, possuem carga horária de 12 horas semanais. Não é preciso ter conhecimento prévio na área para participar. Como parte dos projetos da Associação Beneficente Criança Cidadã, a Escola de Formação de Luthier e Archetier funciona na sede da Orquestra Criança Cidadã, no Recife – dentro das instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro –, desde 2012.

“Esse curso é uma indicação de que aqui, em Pernambuco, existe a demanda de profissionais de qualidade para atender a músicos”, analisa o mestre luthier Carlos Alberto Filho, professor do projeto. Para ele, essa oportunidade vai além do aprendizado do ofício. “A produção de instrumentos tem baixo custo de insumos, e o produto final tem muito valor agregado. Isso gera benefícios econômicos também”, observa.

OFÍCIOS SECULARES E ARTESANAIS


O ofício do luthier (ou lutiê, em português) é dedicado à construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais – especialmente violinos e violas, no caso da Orquestra Criança Cidadã. Já o archetier, ou arqueteiro, é o artesão que fabrica arcos para instrumentos musicais de cordas friccionadas, uma prática que existe no mundo há pelo menos quatro séculos.

Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã é um projeto social idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino e realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. A construção das novas instalações do projeto, que abrigarão os novos alunos a partir de agosto, foram financiadas pela Conferência Episcopal Italiana.

Inscrições

Inscrições para os cursos de Luteria e Arqueteria da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã

Data: até o dia 20 de junho de 2021

Edital: http://orquestracriancacidada.org.br/escola/noticias/2/escola-de-formacao-de-luthier-e-archetier-abre-processo-seletivo-para-alunos-de-luteria-e-arqueteria

Inscrições: http://orquestracriancacidada.org.br/escola/inscrevase

Acesso: Gratuito

Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Observação para a imprensa: agendamento aberto para reportagens presenciais sobre as atividades da Escola a partir da primeira semana de aulas, entre 02 e 06 de agosto. Entrar em contato pelo e-mail [email protected].


PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS

WHATSAPP: encurtador.com.br/irFGT

TELEGRAM: encurtador.com.br/dINX5

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/vagaspe3/

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceito