Imagem meramente ilustrativa

Dicas para elaborar um bom currículo

Não existe o currículo certo, o ideal nem o perfeito. Cada selecionador vai olhar de uma forma diferente para o que tiver em mãos. Então, se você sabe para qual empresa está enviando seu currículo, o segredo é conhecer bem ela, sua área de interesse e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar. Nunca, jamais, minta no CV. Se você está participando daquelas seleções confidenciais, foque na sua área de interesse e seja bem objetivo. Falaremos sobre objetivos mais à frente.

Lembre-se de que provavelmente o selecionador tem centenas e centenas de outros currículos disputando espaço com o seu. O que fazer para seu currículo se destacar dentre os demais?

O primeiro passo é evitar detalhes em excesso e informação de menos. Não ser longo e nem tão pouco curto demais. Seja objetivo em primeiro lugar. Informações claras e objetivas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.

Vamos mostrar agora outros tópicos importantes na confecção do seu currículo.

Dados pessoais

Não precisa encher o currículo com todos os tipos de dados pessoais. O selecionador não precisa saber do seu RG, CPF, nem o nome dos seus pais antes de contratá-lo. Então, coloque apenas:

Nome completo
E-mail
Telefone de contato
Endereço (pelo menos bairro e cidade onde mora)
Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.
Idade ou data de nascimento.

Observação muito importante: cuidado com os nomes que você usa em e-mails e endereços de redes sociais. Apelidos de internet ou associações com personagens de filmes, quadrinhos e videogames podem passar uma impressão negativa ao avaliador. Para parecer mais profissional, crie um endereço apenas com o seu nome real e nenhuma informação a mais.

Área de atuação

Depois dos dados pessoais é legal apresentar uma área de atuação bem definida, em destaque, com poucas palavras. Essa informação deve informar, de maneira rápida e generalista, com o que você trabalha. Exemplo:

Redes Sociais e Publicidade Online
Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Finanças e Controladoria
Enfermagem e Acompanhamento de Saúde

Este não é o espaço para informar o cargo desejado na empresa. Área de atuação é o que você faz, já o cargo pretendido é a função que você almeja na empresa (gerente, coordenador, analista, etc.) dentro da sua área de atuação)

Formação

Descreva, de forma clara, seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Coloque os seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo. Veja como fazer:

Modalidade do curso
Título do curso
Instituição
Local do Curso
Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

Exemplo:

Graduação em Ciência da Computação – Universidade (nome da universidade e local) – 2019 (em curso)
Jogos digitais – Escola ou curso (nome da instituição e local) – 2017 – 2018.
Resuma as suas qualificações

Usando poucas palavras, faça um resumo das suas principais qualificações, descrevendo as áreas de atuação e seu desemprenho em cada uma delas. Exemplo:

Redes Sociais: produção de conteúdo, interação com o público no Twitter e no Facebook, gerenciamento de crises, encaminhamento de solicitações.
Publicidade Digital: experiência em publicidade do Google, definição de campanhas, planejamento de custos.

Evite colocar uma lista muito grande de qualificações, mesmo que sejam importantes. Escolha apenas aquelas que têm mais a ver com a empresa onde você concorre a uma vaga.

Experiência profissional

Essa é uma das partes mais importantes do seu currículo, é preciso tratá-la com atenção especial. Aqui devem entrar suas experiências mais atuais e relevantes.

A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.

Os dados que devem aparecer são:

Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou
Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
Pequena descrição da empresa
Último cargo ocupado ou função realizada
Descrição das suas atividades nesta empresa

Exemplo:

Mídia Digital Ltda. (2011-2015)

Empresa especializada na produção e execução de campanhas de mídias sociais para grandes corporações.

Cargo: Gestor de mídias

Atividades:

–       Gerenciar a produção de campanhas online dos principais clientes da empresa.

–       Desenvolver relatórios de produção, com análise crítica e recomendações.

–       Gerenciar equipes de produção de conteúdo (texto e imagens) para veiculação na internet.

Outra informação importante: se você tem muitas experiências anteriores ou fora da área para a qual você disputa uma vaga, não precisa colocar no currículo. Escolha as cinco mais relevantes para detalhar, mesmo que sejam antigas.

Cursos e outras atividades

Se você tem cursos técnicos, experiências internacionais, ou participação em eventos que possam turbinar as chances de ganhar a vaga, liste-os no fim do currículo. Não precisa encher de detalhes nem fazer uma lista comprida de eventos. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data. Exemplo:

Curso de formação em monitoria de redes sociais, pelo Instituto Internacional de Mídia. Fortaleza (CE), 2014.
Curso avançado de gerenciamento de redes, pela Associação Brasileira de Mídia Digital. Florianópolis (SC), 2015.
Fotos e outros recursos gráficos

Não ponha fotos no currículo, a menos que seja exigido pela empresa. E no caso de ter que incluir sua foto, tente usar uma simples em que você pareça natural e simpático. Evite selfies, fotos em trajes de banho, em viagens ou festas. Uma simples imagem com boa luz e fundo neutro podem contar muito mais a seu favor.

Evite, também, bordas, elementos florais, fontes diferentes, efeitos de sombra, excesso de cores, etc. Seja simples.

Para não errar use sempre fontes mais simples, evite fontes tipo manuscritas ou muito enfeitadas, muitas vezes essas fontes dificultam a leitura e seu currículo acaba sendo descartado.

Linguagem

Nada de erros de português!

Faça uma revisão detalhada de todo o seu currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte-a em algum dicionário online. Se você não tem segurança para escrever, peça a ajuda de alguém especializado. Só não envie nunca um currículo com erros para ser avaliado.

Formato

Se você não for designer, artista ou arquiteto, que geralmente têm portfólios, procure não usar formatos diferentes para impressionar o avaliador.

Seja comum! Faça a seu currículo usando o tamanho A4, padrão no Brasil, e utilize fontes com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos. Tente concentrar as informações em, no máximo, duas páginas. Currículos muito extensos não são bem vistos pelos selecionadores.

Para imprimir, use papel A4 branco, e coloque sempre em envelope, evite dobrar ou amarrotar.

Currículo pronto

Agora que o seu currículo está pronto, é só enviar para as empresas nas quais deseja uma oportunidade.

Mais uma observação importante: Se você está se candidatando à alguma vaga online ou mesmo com entrega de currículo presencial, procure enviar o seu currículo se estiver realmente no perfil. Enviar seu currículo achando que a empresa vai guardá-lo para quando surgir uma vaga na sua área é um grande erro. Seu currículo nem será lido e será descartado.

Fazendo do jeito certo, seu currículo será notado e, em breve, aquela tão esperada vaga será sua. Boa sorte!


• PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS •

WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/FJX7qDq9yC6AfSNaIXPQMH

TELEGRAM: https://t.me/joinchat/KyW_eQ1PoEYXRvmRHEQ_Kg

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/vagaspe3/

 
WhatsApp Entre no grupo
Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceito